quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ATENÇÃO À SAÚDE: Núcleos de Apoio à Saúde da Família vão beneficiar mais de 4 mil municípios

A população vai poder usufruir ainda mais da rede "Saúde Mais Perto de Você". Isso porque o Ministério da Saúde definiu recentemente novos critérios para que pelo menos quatro mil municípios reestruturem os Núcleos de Apoio à Saúde da Família, constituídos por profissionais aptos a desenvolver atividades como consultas, diagnósticos e ações de educação em saúde entre as comunidades. Com as mudanças, os núcleos vão oferecer mais especialidades profissionais à população, como fisioterapeutas e nutricionistas, por exemplo. Além disso, qualquer município que tiver mais de duas Equipes de Saúde da Família também poderá aderir ao núcleo. Antes, as regras para as adesões variavam de acordo com cada estado. O diretor de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Heider Pinto, fala da importância das novas regras:
diretor de Atenção Básica do Ministério da Saúde - Heider Pinto: "Ainda que você na equipe só tenha o agente comunitário, o dentista, o médico e o enfermeiro, você passa a contar com a retaguarda de vários profissionais, onde esses profissionais ampliam a capacidade de cuidar da equipe. Então o que é novidade no NASF é, além de ter ampliado essa quantidade enorme de municípios, é estar junto com a equipe, olhando os problemas que a equipe está enfrentando."
O diretor de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Heider Pinto, explicou também que, com as novas regras, nenhum profissional poderá ter carga horária semanal inferior a 20 horas. A expectativa do Ministério da Saúde é que a quantidade de Núcleos de Apoio a Saúde da Família passe dos atuais 880 para mais de quatro mil e quinhentos núcleos.

Reportagem, Débora Rocha

2 comentários: